Câmara Municipal entregou Bolsas de Estudo e de Mérito no valor de 45 mil euros a alunos do concelho

O Município de Azambuja realizou no dia 7 de maio de 2024, no Auditório Municipal do Páteo Valverde, a cerimónia de entrega de Bolsas de Estudo e de Mérito destinadas a alunos do ensino superior residentes no concelho. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara, Silvino Lúcio, bem como os vereadores, Ana Coelho, Mara Oliveira, Inês Louro e José Paulo Pereira, e ainda diversos autarcas das freguesias.

Este programa municipal de atribuição de bolsas é uma realidade já com largos anos e tem como objetivos gerais reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, por um lado, e por outro incentivar e apoiar um conjunto de estudantes e seus agregados familiares.

A autarquia pretende, com este instrumento, promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no Concelho de Azambuja, reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e, ainda, premiar o desempenho dos que alcançam a excelência com o seu trabalho.

Foram contemplados pela frequência ou ingresso no ensino superior 35 alunos, cada um deles com a bolsa de estudos no valor de 1.000,00 euros, um investimento assumido pela autarquia como forma de apoio a estudantes de agregados familiares com rendimento per capita inferior a 650€ e que tiveram aproveitamento escolar no ano interior.

De destacar que, ao abrigo do respetivo regulamento, foi assegurada uma quota de 3 bolsas de estudo reservadas a Bombeiros Voluntários e membros da Cruz Vermelha Portuguesa das corporações do concelho e a descendentes em 1º grau.

Na vertente Mérito, foram contemplados 10 alunos, cada um como uma bolsa de 1.000,00 euros, em reconhecimento da excelência dos seus resultados académicos, sempre com média superior a 15 valores.

Com esta medida, o Município de Azambuja pretende valorizar e premiar os estudantes do nível universitário que, através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente, contribuem para a promoção e desenvolvimento do concelho, enriquecendo os recursos humanos e potenciando o crescimento socioeconómico.

Com a atribuição destas 45 bolsas, a Câmara Municipal de Azambuja investe 45 mil euros no futuro do concelho.